Este domingo, 23 de junho, marcará 100 dias para a inauguração do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis. Equipamento essencial para o desenvolvimento turístico e econômico da cidade e de Santa Catarina, a construção de um novo terminal de passageiros era uma reivindicação antiga dos catarinenses, que agora está cada vez mais perto de se tornar realidade, com a inauguração em 1° de outubro de 2019.

Atualmente, os trabalhos se concentram em acabamentos gerais, como a finalização do painel de madeira da área de check-in, instalação de mobiliários fixos (balcões, por exemplo) e soltos (lixeiras e longarinas). A obra do novo aeroporto termina em 30 de junho. Em seguida, inicia-se uma intensa fase de testes, quando ocorrerá constantes visitas de familiarização com quem trabalha no aeroporto e, em outubro, passará a operar equipamentos mais modernos como o sistema automatizado de bagagem.

A Floripa Airport também fará 3 grandes testes, em que simulará uma operação real no aeroporto, com check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque de passageiros, e com a presença de agentes de aeroportos, cias aéreas, polícia federal e passageiros, ou seja, todo o ecossistema de um aeroporto. O objetivo é testar os processos planejados para a nova estrutura.

“Estamos na reta final! E eu estou impressionado com a capacidade dos brasileiros e das empresas brasileiras em concluir uma obra deste porte em tão pouco tempo. Ouso dizer que o aeroporto de Florianópolis será um dos mais bonitos do Brasil, com amplos espaços de convivência, paisagismo e cores quentes que tornam o espaço confortável e aconchegante e com serviços, gastronomia e lojas de alto padrão. O novo aeroporto será, ele próprio, um destino em Florianópolis, um place to be, como eu costumo dizer” afirma Tobias Markert, CEO da Floripa Airport.

Os 100 dias que antecedem a inauguração também serão dedicados a instalação dos estabelecimentos comerciais do aeroporto e a construção do Boulevard 14/32, a grande praça de 11 mil metros quadrados que a concessionária suíça vai erguer em frente ao novo terminal.

A obra do novo terminal de passageiros de Florianópolis começou em 15 de janeiro de 2018, apenas 12 dias depois da Floripa Airport assumir as operações do aeroporto. Os trabalhos iniciais foram de terraplenagem, com a preparação do terreno para receber a construção. O prédio começou a ser efetivamente construído em março de 2018 - há exatos 15 meses.

O investimento da Floripa Airport, subsidiário do grupo suíço Zurich Airport, é de R$ 570 milhões, sendo R$ 20 milhões no Boulevard 14/32 e o restante no novo terminal. O grupo Zurich Airport ganhou a concessão do aeroporto de Florianópolis em março de 2017, com o direito de operá-lo por 30 anos. 

Características do novo terminal

  • Tamanho: 49 mil m²
  • Capacidade: 8 milhões de passageiros por ano (4x mais que o atual)
  • Dois andares, um para embarque e outro para desembarque
  • 10 pontes de embarque para conectar passageiros e aeronaves
  • O estacionamento contemplará 2.580 vagas
  • Check-in: número de guichês - 45 posições
  • Esteiras de restituição de bagagem: 8, sendo 2 internacional, 5 domésticas e 01 reversível
  • Portões de embarque: 13 portões de embarque, sendo 2 internacionais, 11 domésticos

 

Características do Boulevard 14/32

  • Praça central coberta, com palco
  • Calendário anual de eventos
  • Amplos espaços de convivência e ambientes de estar
  • Segmentos: serviços, gastronomia, lojas e entretenimento

 

Leia também:

Ministro da Infraestrutura visita obras do novo terminal

Conheça os programas ambientais desenvolvidos pela Floripa Airport

Floripa Airport lança Boulevard 14/32, novo empreendimento de lazer e serviços em Florianópolis

Floripa Airport participa de mutirão de limpeza na Praia da Campeche

Retratos da obra: em ensaios fotográficos e breves perfis, Floripa Airport homenageia trabalhadores da obra do novo terminal

Com mural no aeroporto de Florianópolis, projeto Street Art Tour lança museu digital na cidade