Com cápsula do tempo e ritual suíço, Floripa Airport celebra construção do novo aeroporto de Florianópolis

Com cápsula do tempo e ritual suíço, Floripa Airport celebra construção do novo aeroporto de Florianópolis

26 jun 2018

26 de junho de 2018, uma data para ficar registrada na história do Aeroporto Internacional de Florianópolis. Com a presença de autoridades nacionais e locais, funcionários do aeroporto, imprensa, empresários e associações da cidade, a Floripa Airport realizou a Aufrichtefest, uma cerimônia de tradição suíça que marca a verticalização de uma obra. Neste mês de junho, a construção do novo terminal de passageiros do aeroporto entrou na segunda fase, com o início da elevação do prédio do novo terminal.

Durante a cerimônia, uma cápsula do tempo foi enterrada na obra do novo terminal, com fotos da cerimônia, dinheiro suíço e brasileiro, uma tabelinha da Copa do Mundo, exemplares da edição de hoje dos jornais Diário Catarinense e Notícias do Dia, um celular, uma cópia do estatuto do Aeroporto e um pendrive com imagens do terminal. A cápsula só será aberta em 31 de agosto de 2047, daqui a 30 anos, quando se encerra a concessão do aeroporto ao grupo Zurich Airport.

O ritual da cápsula foi realizado pelo CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, ao lado do diretor de projetos, Admilson Reis, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o membro do Conselho de Administração da Floripa Airport, Luiz Gonzaga Coelho, e Adriano Pinto, Gerente de Outorgas de Infraestrutura Aeroportuária da Anac.

Na sequência, Markert e Loureiro selaram o evento com a colocação de um pinheirinho no telhado do Visitor Center, showroom com materiais e cores do novo terminal, também inaugurado nesta terça (foto abaixo). A fixação da muda é o ato símbolo da Aufrichtefest, uma tradição de 500 anos na Suíça.    

O CEO da Floripa Airport também anunciou uma grande novidade para o terminal atual: a ampliação da ala de embarque do aeroporto, com aumento de 50% da capacidade, e a abertura de uma sala vip, prevista para ficar pronta em julho.

O evento ocorreu em uma tenda montada na obra do novo terminal. Ao som do virtuose Alegre Côrrea e banda, músico de Florianópolis que tem no currículo um grammy, os convidados puderam degustar delícias suíças e brasileiras, montadas em duas ilhas, uma para cada país. Seleção de queijos da Suíça e espetinhos de linguiças alemãs variadas integraram o cardápio europeu. Do lado brasileiro, caldinho de feijão, ostras ao bafo e verrine de camarão empanado no coco.

O novo terminal do Aeroporto de Florianópolis entra em operação em agosto de 2019. Os investimentos são de R$ 550 milhões.