Zurich Airport Brasil desenvolve ferramenta para gestão multi aeroportos no Centro de Coordenação Aeroportuária (CCA)

Zurich Airport Brasil desenvolve ferramenta para gestão multi aeroportos no Centro de Coordenação Aeroportuária (CCA)

15 fev 2022

A administradora dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé implantou um formato de gestão inovador para o CCA - Centro de Coordenação Aeroportuária. A implementação do ROC (Remote Operational Center) traz uma solução completa e integrada, que permite o monitoramento, acesso e atuação remota no controle de operação dos aeroportos, a partir de uma base central.

Com a integração de diferentes sistemas, a equipe que atua no ROC se conecta a qualquer um dos aeroportos da empresa. O acesso remoto permite o manuseio do sistema integrado, possibilitando a administração de tarefas como alocação de aeronaves, comunicação com a Torre de Controle, comunicação com a equipe de pátio, além do próprio CCA local.
“Elevamos o escopo do Centro de Coordenação Aeroportuária a outro nível, desenvolvendo um modelo pioneiro em nossos aeroportos. Com o acesso integral e remoto, ganhamos em performance, garantindo um controle e atuação mais eficazes, ampliando a capacidade de atendimento e de segurança, além de possibilitar uma comunicação mais fluida entre os aeroportos do grupo. Tudo isso gera ainda mais excelência operacional.”, reforçou o CEO, Ricardo Gesse.
A solução desenvolvida pelos times de Tecnologia (TI) e Operações da concessionária levou cerca de quatro meses, entre fases de estudos e testes, até a implementação, iniciada em janeiro de 2022.

Inovar faz parte da cultura da empresa, que já implantou outros projetos inéditos no segmento de aeroportos no país: a inspeção por drones do sítio aeroportuário; a instalação de um Laboratório de Inovação dentro do aeroporto para testes e homologação de novos processos e iniciativas; e ainda, no Brasil, o Aeroporto Internacional de Florianópolis foi o primeiro do país a iniciar os testes de embarque por biometria.

A Zurich Airport Brasil é uma empresa do grupo Zurich Airport e tem, por 30 anos, a concessão dos aeroportos de Florianópolis, em Santa Catarina, Vitória, no Espírito Santo, e Macaé, no Rio de Janeiro.