Aeroporto de Florianópolis conquista certificação internacional por iniciativa que visa reduzir emissões de carbono

Aeroporto de Florianópolis conquista certificação internacional por iniciativa que visa reduzir emissões de carbono

27 out 2022

O Aeroporto de Florianópolis, administrado pela Zurich Airport Brasil, obteve um importante reconhecimento internacional que atesta seu compromisso com a sustentabilidade. A Floripa Airport foi certificada pela ACA (Airport Carbon Accreditation), um programa da ACI (Airports Council International), por consolidar o mapeamento de suas emissões de carbono.

O aeroporto recebeu o selo Mapping, um dos níveis do único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos no mundo.

“A certificação comprova nosso avanço em sustentabilidade, um dos pilares da empresa. Também nos impulsiona a seguir na trilha de ações planejadas a fim de alcançar patamares cada vez mais relevantes no compromisso global com a agenda climática”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

A certificação pela ACA coroa o inovador Carbon Flow, sistema desenvolvido 100% pelos colaboradores da empresa, premiado em 2021 com a “Green Airport Recognition”, na Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), no México. Equipes e tecnologias dedicadas à gestão das emissões interpretam indicadores de forma sistematizada e rastreável, de maneira a criar soluções para diminuir o impacto ambiental.

O diretor geral da ACI-LAC, Rafael Echevarne, celebrou a conquista do grupo suíço: "À medida que a aviação na América Latina e no Caribe cresce, é essencial que os aeroportos se comprometam com a descarbonização da aviação, em linha com o compromisso da indústria de atingir zero emissões até 2050. O programa ACA já provou ser uma ferramenta eficaz para ajudar os aeroportos de todo o mundo nesta jornada, e é um prazer ter a Zurich Airport Brasil a bordo.”

Com o reconhecimento internacional, os aeroportos administrados pela ZAB estão aptos para desenvolver programas alinhados com a meta ambiciosa, mas necessária, de atingir o Net Zero até 2050, ou seja, zerar o saldo líquido de emissões de gases do efeito estufa até a metade do século.

Para saber mais

O Airport Carbon Accreditation reconhece os estágios de aeroportos rumo ao gerenciamento e controle abrangente das emissões de CO2. É um programa para aeroportos de todos os portes e baseia-se em  metodologias reconhecidas internacionalmente.

Sobre a ACI

A Airports Council International (ACI) é o único representante comercial dos aeroportos no mundo, com 1.950 aeroportos em 185 países. O escritório da América Latina e Caribe (ACI-LAC) representa 275 aeroportos em 37 países.