Zurich Airport ganha concessão para operar o aeroporto de Natal (RN)

Zurich Airport ganha concessão para operar o aeroporto de Natal (RN)

19 mai 2023

O grupo suíço Zurich Airport venceu relicitação pública e vai operar o Aeroporto de Natal (RN), no nordeste do Brasil. O aeroporto movimentou aproximadamente 2,3 milhões de passageiros em 2022. O recém-adquirido Aeroporto da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, complementa o portfólio da Zurich Airport no Brasil – composto pela concessão de 100% dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé e participação no aeroporto de Confins - Belo Horizonte.

Após a assinatura do contrato de concessão, a Zurich Airport passará a deter 100% do aeroporto e irá operá-lo por um período de concessão de 30 anos. Não são necessários investimentos de expansão durante o período de concessão, mas investimentos de manutenção estão previstos. Atualmente, o aeroporto tem capacidade para cerca de 6,5 milhões de passageiros por ano. O contrato de concessão prevê um pagamento de R$ 320 milhões. Além disso, a Zurich Airport pagará uma taxa anual com base na receita a partir do quinto aniversário da assinatura do contrato de concessão. A transferência da responsabilidade operacional está prevista para o início de 2024.

Com a nova concessão e as já existentes, a Zurich Airport poderá contribuir para o crescimento do mercado de aviação brasileiro e implementará a expertise suíça na operação de aeroportos, mantendo os valores locais, assim como já acontece nos aeroportos do grupo no Brasil.