Aeroporto de Florianópolis conquista o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis da Anac

Aeroporto de Florianópolis conquista o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis da Anac

21 jun 2023

O Aeroporto Internacional de Florianópolis conquistou o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, um reconhecimento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que avalia e classifica os aeroportos por suas iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade na aviação. O terminal de Florianópolis foi o mais bem avaliado na categoria até 5 milhões de passageiros.

A cerimônia de premiação, aconteceu nessa quarta (21), em Brasília, com o tema “Inovações Sustentáveis para o Futuro da Aviação” e divulgou os operadores aéreos e aeroportuários que implementaram as melhores práticas de sustentabilidade, de acordo com a aderência de suas iniciativas aos critérios dos programas SustentAr – direcionado as empresas brasileiras de transporte aéreo e Aeroportos Sustentáveis – voltado aos aeroportos. Os dois projetos não têm caráter regulatório e contam com a adesão voluntária dos participantes.

Entre os sete itens avaliados no programa Aeroportos Sustentáveis estão quatro temas centrais desenvolvidos pela Área de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar.  
Principais resultados:
•    Resíduos: 70% dos resíduos gerados no Aeroporto de Florianópolis são desviados de aterro e encaminhados para reciclagem, compostagem e coprocessamento; 204 toneladas de resíduos, peso equivalente a 3 aeronaves A330 lotadas, nos cinco primeiros meses deste ano.
•    Energia: 100% da energia utilizada no aeroporto vem de fonte limpa e certificada; Uso do BMS, sistema de monitoramento e controle que permite um uso mais eficiente da energia. 
•    Qualidade do ar: drones utilizados nas inspeções de pista reduzem a emissão de 2,9 toneladas de CO2 por ano; software próprio e certificado para mapeamento da pegada de carbono 
•    Água: até o final de 2023, o aeroporto de Florianópolis chegará à marca de 45% de redução no consumo de água, resultado de investimos em processos inovadores, como a osmose reversa (tratamento e reutilização da água do ar-condicionado); com o armazenamento da água de chuva, a economia é de 8 milhões de litros por ano. 

“Nosso compromisso com o meio ambiente é genuíno. Por isso, temos programas pioneiros em aeroportos no Brasil, como osmose reversa, uso de drones e o software de mapeamento da pegada de carbono. O Prêmio Aeroportos Sustentáveis é uma iniciativa muito bem-vinda da Anac para incentivar nossa indústria no caminho da sustentabilidade,” destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

O Aeroporto de Macaé, também administrado pela Zurich Airport Brasil, conquistou o primeiro lugar na categoria até 200 mil passageiros.