Aeroporto Internacional de Florianópolis ganha terceira rota cargueira

Aeroporto Internacional de Florianópolis ganha terceira rota cargueira

16 nov 2023

A partir de 9 de novembro, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis conta com uma terceira rota cargueira ligando Miami à capital catarinense. A nova operação reforça a posição do Floripa Airport Cargo como um hub logístico do Sul do Brasil e porta de entrada de cargas em Santa Catarina. Operada pela Avianca Cargo a rota terá frequência semanal, todas às quintas-feiras. O novo voo adiciona uma capacidade de 3.640 toneladas por ano às atuais 5.400 toneladas movimentadas pela LATAM Cargo. Com isso o Floripa Airport Cargo chegará a quase 10 mil toneladas de capacidade por ano na rota Estados Unidos, o que representa um aumento de 66%.

Além disso, a partir de fevereiro de 2024, a nova rota vai atender também o mercado de exportação. Com essa possibilidade, produtos de Santa Catarina – desde perecíveis, como alimentos, até industrializados - que antes precisavam ir por via terrestre até São Paulo para só então seguirem para América do Norte e Europa, sairão direto do aeroporto.

“Na Avianca Cargo estamos constantemente avaliando novas oportunidades para nossos clientes. Temos orgulho de continuar expandindo nossa malha de rotas com um sexto destino no Brasil. Com esta nova rota, continuaremos fortalecendo a conectividade da América do Sul com o resto do mundo", destaca Diogo Elias, vice-presidente da Avianca Cargo.

O Airbus A330, utilizado na nova rota, tem capacidade de carga de 70 toneladas e atenderá principalmente a importação de produtos eletrônicos. Ele se junta aos dois voos cargueiros semanais que também fazem a rota Miami - Floripa, operada pela LATAM Cargo. Entre os principais produtos importados estão eletrônicos, insumos farmacêuticos, hospitalares e têxteis.

“O mercado logístico cresce de maneira acelerada em Florianópolis e estamos atentos às oportunidades que ele oferece para ampliar nossos negócios e também contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina. A chegada da terceira frequência cargueira internacional é mais um passo importante neste cenário”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Os números comprovam a crescente demanda dos negócios cargo na região sul: de janeiro a outubro deste ano o Floripa Airport Cargo movimentou 26% a mais de cargas de importação do que no mesmo período do ano passado.

Para atender este mercado, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis está sendo ampliado. O projeto prevê a construção de duas novas áreas no local. Com investimento de cerca de R$ 7 milhões, feito pela Zurich Airport Brasil, a expansão vai triplicar a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense.