Neste mês de outubro, o Aeroporto Internacional de Florianópolis passou a abrigar a 11° Delegacia de Polícia da Capital - Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR). A medida foi oficializada em decreto do governador Carlos Moisés publicado no dia 08/10/2020.

A  Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR) tem atuação operacional e de atendimento ao público, com função orientadora, regulamentadora e de suplementação em todo o Estado em relação à proteção ao turista. Para a Floripa Airport, a presença da Delegacia no aeroporto agrega ainda mais valor aos serviços ao turista já oferecidos no aeroporto de Florianópolis e segue a tendência de outros destinos turísticos pelo mundo, que têm a DPTUR no aeroporto.

 

Na prática, pontos como atendimento e o efetivo continuam normais e sem alterações.

A Delegacia também tem como missão manter relacionamento com órgãos correlatos às atividades desenvolvidas no terminal aeroportuário, a exemplo da Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) e administração aeroportuária.

Também cabe à unidade interagir com órgãos relacionados à atividade turística, como o Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) e a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (SANTUR), desenvolver relacionamento com autoridades e representações diplomáticas e consulares de Estados estrangeiros, além de atender aos turistas que necessitem de serviços relacionados às atividades da PCSC, orientando e encaminhando, quando necessário, aos demais órgãos competentes.