Na tarde de sexta-feira, a Floripa Airport abriu, pela primeira vez, o canteiro de obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis para visitantes externos. Autoridades e imprensa puderam conferir de perto o andamento acelerado dos trabalhos de construção.

Entre as autoridades, estiveram presentes o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o senador Dario Berger e outras autoridades.

Atualmente, cerca de 120 trabalhadores atuam na obra, que está na fase de colocação das estacas. Serão colocadas 900 estacas, a um profundidade de 22 metros, que darão sustentação ao prédio do novo terminal. O chefe de projetos, Admilson Reis, acompanhou a visita e mostrou detalhes implementados que fazem a diferença para a agilidade da construção, como estruturas que são produzidas dentro do canteiro de obras. Em junho, a Floripa Airport inicia a fase de construção do prédio do terminal, quando cerca de 600 pessoas estarão trabalhando no local. O pico ocorrerá em outubro, com 1.000 trabalhadores.

Iniciada em 15 de janeiro, a obra do novo terminal de passageiros do aeroporto de Florianópolis está adiantada e será concluída em 15 meses. Os investimentos são de R$ 550 milhões e o terminal será 4 vezes maior que o atual.

Antes de conhecerem as obras, as autoridades estiveram reunidas com o CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, que deu detalhes do projeto. Markert anunciou que pelo ritmo, a inauguração do terminal poderá ter mais uma antecipação. A previsão agora é de abertura em agosto. O prazo do contrato é outubro de 2019.

Via de acesso volta a ser discutida

O atraso nas obras da via de acesso ao aeroporto voltou a ser discutida. Em entrevista para a imprensa, o governador Pinho Moreira disse que era uma vergonha para o estado de Santa Catarina e que a licitação do último trecho será lançada na próxima semana. Na reunião, também iniciou-se a discussão de um plano B para o acesso ao novo terminal.

Desenvolvimento econômico

Outro assunto da reunião foi a oportunidade de desenvolvimento econômico e turístico para Santa Catarina com a chegada do novo terminal. A atração de novas rotas para Santa Catarina, inclusive internacionais, é um dos objetivos da Floripa Airport, e a parceria com o Estado para incentivos fiscais é importante para isso.

A imprensa também pode visitar a obra. Veja a repercussão:

Floripa Airport antecipa para agosto de 2019 entrega do terminal do aeroporto Hercílio Luz

Eficiência suíça dá de 7×1 na burocracia brasileira quando se fala em aeroporto de Florianópolis

RIC Notícias SC: obras do acesso ao aeroporto podem atrasar

Empresa abre canteiro de obras do novo terminal de obras

Mais notícias:

Acompanhe as notícias da Floripa Airport