O número de passageiros que circulou no Aeroporto Internacional de Florianópolis na última alta temporada (dezembro 2018, Janeiro e Fevereiro 2019) cresceu 4% em relação ao mesmo período da temporada anterior. No total, 1,2 milhão de passageiros passou pelo aeroporto durante os 3 meses.

Os passageiros domésticos puxaram a alta, especialmente a rota São Paulo/Florianópolis, representada pelos aeroportos de Guarulhos e Congonhas que juntos cresceram 16% nesta alta temporada. Outro destino nacional de destaque é Brasília, com incremento de 4% no número de passageiros.

Entre os passageiros internacionais, destacam-se os chilenos, destino que aumentou em 8% o movimento, com a operação da cias aéreas LAN e SKY nesta temporada. O destino Montevidéu, apesar da baixa representatividade (apenas 2% do total de passageiros internacionais),  teve crescimento de mais de 100%, em função dos voos extras da GOL e LATAM.

Janeiro foi o mês de maior movimento, com o registro de quase 470 mil visitantes. O destaque do mês foram os turistas argentinos, com aumento de 6% no movimento em relação a janeiro de 2018.

Outro aspecto importante é que em 2018 o Carnaval ocorreu em fevereiro, diferentemente de 2019 que o feriado ocorreu em março (fora do período de comparação), o que torna o crescimento de 4% ainda mais positivo.  

Já o número de voos da alta temporada caiu 1% em relação ao mesmo período da temporada anterior. Entretanto, as principais cias aéreas operaram com aeronaves maiores, oferecendo maior número de assentos e, consequentemente, trazendo mais passageiros.

 
Leia também: