A Floripa Airport informa que o Aeroporto Internacional de Florianópolis opera regularmente e segue todos os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde/Anvisa para a contenção do vírus. A concessionária também tomou medidas adicionais para evitar a concentração de pessoas no Aeroporto.  

Sobre voos

A concessionária registrou nesta terça, dia 17, o cancelamento de 4 voos da Azul: dois para Porto Alegre e dois para Viracopos. Estão confirmados mais 4 cancelamentos para amanhã (dia 18) da Latam, com destinos para Congonhas e Guarulhos. Os cancelamentos programados representam 4% do total de voos diários do Aeroporto Internacional de Florianópolis.

 

Para reduzir concentração de pessoas no aeroporto

  • O terraço panorâmico ficará fechado por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (dia 18/03). 
  • Os colaboradores da área administrativa passam a trabalhar em esquema home office, a partir desta quarta-feira (dia 18/03).
  • Todos os eventos no Boulevard 14/32 estão adiados por tempo indeterminado.

 

Comunicação e higienização do aeroporto

  • Anúncios sonoros e visuais sobre o coronavírus, em diversos idiomas veiculados no Aeroporto.
  • Disponibilização de álcool gel nas áreas de embarque e desembarque, onde há grande circulação de passageiros (próximo aos sanitários, bebedouros, canal de inspeção, entre outros).
  • Reforço na frequência da limpeza e na obrigatoriedade do uso de EPIs (avental, máscara, óculos e luvas) para toda equipe de higienização do aeroporto.
  • Recomendação e disponibilização pelo aeroporto de luvas para os profissionais que manuseiam carrinhos de bagagem.
  • Orientação de uso de máscara para os profissionais de lojas da área internacional.

 

Sobre fechamento do aeroporto

A função da concessionária é a operação aeroportuária eficiente e segura dessa importante infraestrutura para a população. É importante ressaltar que trata-se de um serviço essencial por onde são transportados, por exemplo, órgãos e fármacos importados chegam no país pelos aviões vindos do exterior, além de equipamentos hospitalares, etc.

A Floripa Airport não legisla sobre o fechamento da infraestrutura aeroportuária, que é da União, com quem tem um contrato de concessão. Portanto, a prestação de serviços aeroportuários e operações aéreas continuam de forma regular no Aeroporto Internacional de Florianópolis. 

 

Sobre triagem de passageiros por parte de profissionais de saúde

Essa é uma medida definida e implementada pelas autoridades de Saúde. Caso seja do entendimento dessas autoridades implementar ações neste sentido, a Floripa Airport vai apoiar com o que for necessário para a correta implementação desses procedimentos.