Por Diário Catarinense

O governo do Estado lançou na tarde de sexta-feira (4) o aviso de licitação de concorrência para o quarto e último trecho de acesso ao Sul da Ilha e ao novo terminal do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Segundo o secretário de Infraestrutura, Paulo França, o ato será publicado no Diário Oficial de segunda-feira (7). A partir daí, as empresas interessadas têm 30 dias para apresentar propostas para a execução do percurso de 1,4 quilômetro da Rodovia SC-403, ligando o viaduto de Carianos até o Rio Fazendinha. A secretaria garante que os trabalhos estarão concluídos em dez meses. 

Com valor estipulado em R$ 32.340.393,94, o trecho licitado (lote 1-B) prevê pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização, obras de arte (como são chamadas pontes, viadutos e/ou túneis) e complementares. A licença do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) – com condicionantes apresentadas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) – autorizando os serviços já foi recebida. 

As obras de implantação, pavimentação e duplicação do novo acesso ao Sul da Ilha e ao novo terminal de passageiros do aeroporto da Capital começaram em agosto de 2015 e contam com investimentos de R$ 229,1 milhões. De acordo com França, a estimativa é de que pela via a ser inaugurada passem 60% do tráfego do Sul da ilha, desafogando as opções já existentes e melhorando a mobilidade urbana. 

Dos quatro lotes, dois – um com 1,4 quilômetro, outro com 3,7 – estão em andamento. A previsão é de que ambos sejam entregues ainda neste ano. O terceiro, de 1,2 quilômetro, aguarda a assinatura da ordem de serviço. A empresa para esse trecho foi escolhida em  fevereiro, mas a segunda colocada entrou com recurso. 

Fonte: Diário Catarinense