licença ambiental  para o último trecho de obras da via de acesso ao novo Aeroporto de Florianópolis foi entregue na tarde desta terça-feira em cerimônia com a presença do governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, entre outras autoridades. O documento representa um sinal verde para o início das obras. O CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, acompanhou a solenidade:

“O cronograma para executar as obras de acesso em tempo, antes que entreguemos o novo terminal, continua sendo desafiador e não podemos inaugurar o novo aeroporto sem essa via de acesso. Mas temos confiança de que a reunião de esforços fará com que isso seja possível em tempo hábil.” 

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, afirmou que a via de acesso ficará pronta em 20 de julho de 2019. O novo terminal de passageiros, que começou a ser construído pela Floripa Airport em 15 de janeiro de 2018, será entregue até outubro de 2019. 

Para a emissão da licença, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) apresentou ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal de meio ambiente, estudos de impacto ambiental na região. Na última quarta-feira, o ICMbio emitiu parecer favorável à licença, mas pediu a recuperação de uma área na região da obra. 

O último trecho a ser construído da via de acesso tem 2,6 km e foi dividido em 2 lotes. O primeiro tem 1,4 quilômetro e não abriga a exigência ambiental feita pelo ICMbio. A condicionante fica no segundo lote, com 1,2 quilômetro. O próximo passo é o Governo do Estado lançar os editais de licitação de cada lote para contratar empresa que irá fazer a obra.

A Floripa Airport acompanha de perto as tratativas para a finalização da via de acesso ao novo aeroporto.