Vinte toneladas de resíduos plásticos desembarcaram no Aeroporto Internacional de Florianópolis em 2018, provenientes de aeronaves que pousam e decolam todos os dias no local. A grande maioria desse resíduo é composta por garrafas e copos descartáveis plásticos.

Presentes nas cafeterias, bares e nos aviões, os copos descartáveis podem levar até 400 anos para virar microplástico, e sua degradação completa ainda é desconhecida. Em média uma pessoa pode consumir de 1 a 4 copos descartáveis por dia; no Brasil cerca de 720 milhões vão para o lixo todos os dias, sem possibilidade de serem reciclados. Segundo a campanha #MaresLimpos da ONU Meio Ambiente, até 2050 haverá mais plástico descartável do que vida marinha nos oceanos.

Para contribuir com a mudança dessa realidade e com a premissa de que todos os ambientes podem ser sustentáveis, a Floripa Airport e a Meu Copo Eco se uniram em uma ação na Semana Nacional do Meio Ambiente. Quem passar pelo aeroporto, na semana entre 3 e 8 de junho, será convidado a repensar suas escolhas diárias e recusar o descartável, optando por produtos reutilizáveis. Um quiosque montado no saguão do aeroporto oferecerá copos reutilizáveis na modalidade de empréstimo. O usuário poderá retirar o copo, pagando o valor caução de R$10 e devolvê-lo depois, recebendo o dinheiro de volta. A troca é válida durante a permanência no Aeroporto. Também será possível comprar o copo pelo mesmo valor.

Leia também:

Conheça os porgramas ambientais desenvolvidos pela Floripa Airport

Floripa Airport lança Boulevard 14/32, novo empreendimento de lazer e serviços em Florianópolis

Floripa Airport participa de mutirão de limpeza na Praia da Campeche

Retratos da obra: em ensaios fotográficos e breves perfis, Floripa Airport homenageia trabalhadores da obra do novo terminal

Com mural no aeroporto de Florianópolis, projeto Street Art Tour lança museu digital na cidade